MOÇAMBIQUE 2.0

Clique na seta play para ver o slideshow

Como já disse aqui várias vezes, nas viagens do Presidente sobra pouquíssimo tempo para poder fotografar fora do programa oficial. Ir para a rua captar o pulsar dos lugares como gosto de fazer. Ainda assim, entre um evento e outro, ou até durante alguns deles, podem-se conseguir fotos interessantes sob este ponto de vista. Só fiquei com pena de não ter podido deambular com tempo de esperar pelo sol descendente na Ilha de Moçambique, um dos lugares mais carismáticos e fascinantes onde já fui. Para quem não viu, pode ir aqui ver o slideshow que fiz há algum tempo, com fotos desta Ilha Mágica, e música de Dilon Djindji, o venerando “Rei da Marrabenta”, a quem pude agora conhecer pessoalmente o sorriso de ancião sábio.
Tenho inveja de quem teve a sorte de nascer nestas terras, de ser colonizado ao contrário, por dentro, no coração. Quando volto a Moçambique, a Cabo Verde, sinto-me também voltar à minha terra, mesmo tendo nascido no Estoril.

Comments 2

  • Tiraste uma foto no aeroporto da minha terra! lembro-me de ser pequena, e o meu nariz quase não chegar á beirada da varanda do aeroporto e de ficar ali a ver o avião que levava a minha avó de volta a Portugal. E lembro-me do vento, e do cheiro do vento, ao fim da tarde na serra da Mesa, e do sabor da cana de açúcar que o Januário me dava para me manter quieta, e da água quente na praia de Nacala, e do barulho dos macacos no tejadilho da Renault 4 do meu pai…e lembro-me do horizonte que parecia não ter fim, e do pôr-de-sol vermelho e grande, e do barulho dos gafatonhos quando chegavam em praga às ruas da cidade. E gostei de (re)ver os sorrisos que fotografaste porque o que me lembro desse tempo de antes vem embrulhado em felicidade. E não me canso de dizer que tu fotografas com alma!

  • luís, obrigado pela dica. estava a dormir, não tinha ligação para o teu blogue. fica feita e assim posso vir aqui vez em quando ver que andas a ver… as tuas fotos de moçambique são excelentes. e eu, com a minha máquina tão pequenina, tentei guardar memória, mas fico esmagado com as tuas imagens. são lindas.
    abraço grande. vai dizendo coisas