CONCERTOS MEMORÁVEIS




Tinariwen, Cinema São Jorge, Lisboa, 5 de Julho de 2007 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Esta semana rica em concertos (hoje há Rodrigo Leão na Torre de Belém), deixou performances memoráveis para todos os gostos. Para o meu, a de ontem dos Tinariwen e a de terça dos Arcade Fire foram do outro mundo.

Os tuaregues malianos e suas fervilhantes guitarras eléctricas electrificaram (ficou bem esta…) as centenas que encheram o cinema São Jorge, transformado em gigante tenda no meio do deserto ali à beira Parque-Meyer. Nem o calor sufocante faltou, já que o ar condicionado está avariado vai para dois anos… Se os blues nasceram em África e foram para a América, fizeram a viagem de volta a casa com muitos watts na bagagem e recriaram-se no Mali. Estes Tinariwen são hipnotizantes e não nos deixam um único músculo em paz apesar de só saberem dizer “merci”. Mas de que interessavam as palavras?

No SuperBock SuperRock vi esta recente descoberta (sim, não conhecia) chamada Arcade Fire, e testemunhei o seu poder pleno de energia e versatilidade. Pareceu-me que eles próprios ficaram espantados com o público e a forma abnegada com que a multidão os seguia. Forte, muito forte. Fica aqui “No cars go” para perceberem.